Notícias

LS Tractor, a novidade que o mercado esperava

20-01-2014

Forjado dentro da pequena propriedade base da produção agrícola na Coreia do Sul, os tratores da LS Tractor, marca líder no mercado sulcoreano, são equipamentos que já saem de fábrica com uma série de tecnologias cujo objetivo é melhorar o desempenho do trator e aumentar a produtividade na relação máquina/hora trabalhada. Assim, ao longo dos seus mais de 30 anos de existência, os tratores da marca LS, foram recebendo aperfeiçoamentos que hoje são reconhecidos no mundo todo como ideais para o trabalho na terra. Menor raio de giro da categoria, (55º), inversor de frente e ré sincronizado (Syncro Shuttle) garantindo maior agilidade e rapidez nas operações, super redutor, direção hidrostática ajustável garantindo melhor ergonomia, maior vão livre (altura do solo de 50,7 cm), tomada de força com três velocidades, câmbio de 12 marchas, são algumas das tecnologias que saem de fábrica. “O que já é um grande diferencial em relação à concorrência em termos de tratores de média a baixa potência”, ressalta o diretor comercial e de marketing, André Rorato.
 A estas características demonstradas pelos tratores da LS, em seus modelos R, P e U, que vão de 50 a 100 cvs, foram acrescentadas o conforto e a praticidade da cabine, e ainda do seu porte médio, essencial para trabalhos em fruticultura, horticultura, café e outras lavouras de pouco espaço. “A Coréia do Sul é um país onde as lavouras são feitas em áreas pequenas, por isto os tratores LS já foram dimensionados para este tipo de trabalho”, salienta Rorato, acrescentando que sua adaptação para o Brasil está sendo muito rápida principalmente após a inauguração da fábrica, no município catarinense de Garuva.
A LS Tractor é uma divisão da LS Mtron, 13º maior grupo econômico sulcoreano e que teve origem no grupo de eletroeletrônicos LG. Após 15 anos de existência começa a sua busca por novos mercados, estabelecendo comércio na China e nos Estados Unidos, onde em 2009 abre um escritório de operação e em 2010, uma fábrica no país chinês. “Atualmente exportamos para 25 países”, comenta Rorato, “no Brasil estamos com um projeto de fabricar cerca de 5 mil unidades/ano e concessionários para todo o território nacional”, assinala. 
 Trator aprovado – Depois de 135 horas de trabalho em lavoura de arroz irrigado no sistema pré-germinado, numa área de 48 hectares, o produtor catarinense Ingvaldo Krutzsch Filho, se disse entusiasmado com o trator LS. “As vantagens percebidas foi o maior raio de giro, melhor
torque do motor, conforto e a direção leve e direta (necessitando poucas voltas no volante para total esterçamento). “Isto demonstrou que é um trator que proporciona ganho em agilidade e rapidez nas manobras”,
ressalta o arrozeiro. Conforme relata Ingvaldo, o modelo P80 trabalhou no preparo de solo, nivelamento de solo e incorporação da resteva. Para isto foi colocado no trator pneus arrozeiro, e como implementos, a rotativa, caçamba (concha), lamina e rodão amassador. Já para o produtor Fábio Borghesan, o trator da LS demonstrou fácil utilização com excelente distribuição de comandos, peso bem distribuído. Demonstrou ainda resposta rápida do comando eletro hidráulico, ótima iluminação para trabalho noturno, acionamento elétrico do 4x4 e do bloqueio. Sobre a tomada de força em três velocidades, outra característica importante e diferenciada da LS Tractor, Borghesan disse que foi acionada apenas a opção de 540 rpm pois foi utilizado em uso severo, “mas as 3 gamas de velocidades só vem a somar a uma máquina de excelente agilidade”, finalizou.